-
Arquitetos: ZSYZ Studio
- Área: 2228 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Gree, Sabic, ZSYZ
Equilibrando o antigo e o novo
A vila de Naya, em Hainan, foi estabelecida no século XVII em uma região fértil criada pela erupção de vulcões no século IV. Os artesãos locais usaram habilidosamente a terra e as rochas vulcânicas para construir o ambiente da vila. As casas tradicionais, conhecidas como “Casa dos Dez Postes”, preservam a estrutura de madeira típica dos “Chuandou”, comuns no sul da China, e as paredes externas de rocha vulcânica negra proporcionam um excelente isolamento térmico. No entanto, devido à rápida expansão urbana, as vilas foram abandonadas e agora estão em ruínas. Nas seis casas na extremidade leste da vila, as estruturas de madeira estão completamente deterioradas, restando apenas as paredes externas em ruínas.
Durante a renovação, é difícil encontrar o equilíbrio certo entre o antigo e o novo. O “novo” não pode se separar completamente do passado, então tentamos preservar o máximo possível dos elementos tradicionais, como a adaptação ao ambiente e as características culturais. As paredes de rocha vulcânica são desmontadas e numeradas uma a uma, depois reforçadas e restauradas para garantir segurança e manter o caráter histórico. As telhas tradicionais são restauradas para o telhado, e materiais impermeabilizantes e isolantes são adicionados por baixo.
Implantando sinfonias de luz
Para transformar as tradicionais casas de rocha vulcânica em um modelo que atenda às demandas modernas, a implantação da estrutura é a solução principal. Como exemplo, os postes da “Casa dos Dez Postes” são desmontados e uma nova estrutura de madeira, com postes mais altos e finos, é criada. Todos os componentes de madeira são projetados para se encaixar suavemente com a técnica tradicional de encaixe e espiga e são pré-fabricados em fábrica usando máquinas CNC. Isso ajuda a atender ao cronograma do projeto e permite a replicação no futuro.
As áreas entre o revestimento interno de vidro, que tem tamanhos padrão, e as paredes externas de rocha, com tamanhos variados, transformam-se em jardins tropicais vibrantes com plantas exuberantes. A luz entra suavemente através das claraboias no teto e dos jardins nas lacunas, criando uma atmosfera dinâmica que muda com o tempo. Esse efeito é realçado pela interação entre a luz, as estruturas de madeira, as paredes de rocha vulcânica e as plantas.
Tecendo com translucidez
Três casas residenciais em ruínas foram transformadas em um espaço público. Foram construídas três estruturas de madeira com larguras padrão de 3 metros, 3,6 metros e 4,5 metros, além dos limites originais das casas, alinhadas com a posição original das telhas. Os telhados se estendem como se três pássaros brancos estivessem abrindo as asas e pairando suavemente sobre as ruínas em terrenos elevados e planos. As novas estruturas de madeira envolvem as paredes restauradas, preservando as memórias antigas. Postes e vigas se entrelaçam, reforçados por cabos de aço, permitindo uma interpretação moderna da técnica de junção das “Casas dos Dez Postes”.
A unidade S, com uma abertura semelhante à copa de uma grande árvore, oferece um amplo espaço sombreado, ideal para aproveitar o frescor à sombra. As unidades M e L são cobertas por painéis de policarbonato oco, permitindo que o espaço interno e a área sombreada sob os telhados possam ser facilmente combinados ou separados, conforme necessário, usando paredes de cortina que podem ser dobradas ou fechadas.
A translucidez do Naya Hall, com seu contraste de texturas de materiais, rompe com a monotonia das rochas vulcânicas intensas, destacando-se da área residencial mais reservada. A combinação das três unidades cria espaços versáteis para o estilo de vida moderno, incluindo exposições, workshops e uma cantina para a comunidade.
Ao anoitecer, o Naya Hall se transforma em uma série de grandes lanternas, trazendo uma nova energia para os moradores. Ele cria uma combinação poética e inspiradora de estruturas de madeira quente, chapas de policarbonato difusas, cabos de aço delicados e paredes de rocha escura. Esse ambiente se destaca contra o crepúsculo tropical espetacular, com palmeiras altas e campos de arroz verdes.